domingo, 12 de outubro de 2014

OCTOBER - > LISTENNING

Durante o mês de outubro temos focado no exame auditivo para apurar o quão o alunado reconhece as palavras da Língua Inglesa. Para isso, é disponibilizado diálogos para serem preenchidos a partir do teste de LISTENNING. Em seguida, a turma é convidada a fazer a leitura e tradução do texto.


Aproveitando que o vestibular está chegando assim como o pré a Seed, apostilas têm sido aplicadas com exercícios naquele foco. O 2o ano ainda viu e estudou o prezi sobre PAST PERFECT; o terceirão estudou os FALSE COGNATES.

domingo, 5 de outubro de 2014

COMO USAR SO AM I, NEITHER DO I - TOO X ALSO X AS WELL - 3os anos


CAUSATIVE HAVE
Como desenvolver uma frase usando o Causative have:ou seja como falar frases do tipo: “Mandei lavar, mandar consertar...”
Have + object + past participle – ter de fazer algo 

FUNÇÕES E EXEMPLOS
1. Nós usamos o causative Have quando encontramos alguém para fazer algo pela gente.
They repaired their car. – Eles consertaram o carro.
They had their car repaired. – Eles tiveram o carro consertado 
I cut my hair yesterday. – Eu cortei meu cabelo ontem 
had my hair cut yesterday. – Cortei meu cabelo ontem
2. A gente também usa causative have quando alguém faz algo para nós.
Bill had his money stolen by a thief. Bill teve seu dinheiro roubado por um ladrão
Lembre-se: é um modo informal dos falantes de língua inglesa.

SO AM I - SO DO I – NEITHER DO I – NEITHER AM I

Como dizer “Eu também!” “Eu também não!” em Inglês:
Ex. Estou doido para ver esse filme! – Eu também!
Eu não gosto de repolho! – Nem eu (eu também não)
Em Inglês existem as formas:

AFIRMATIVA: Além do popular ME TOO (eu também), há expressões como:
am anxious to see this film! – SO AM I
Paula roots for Flamengo! – SO DO I
Rachel can speak French! – So can I
John missed the train! – So did I

NEGATIVA:
am not anxious to see this film! – Neither am I
Your brother didn’t pass the exame. – Neither did I
I wouldn’t see anybody! – Neither would I

· Como dizer “Por mais que … - HOWEVER MUCH - NO MATTER HOW
HOWEVER MUCH she insists... ( Por mais que ela insista)
NO MATTER HOW MUCH I learn.. (Por mais que eu aprenda)

ALSO X TOO X AS WELL

Há três maneiras de dizer também. Normalmente Also é usado no meio da frase; já Too e As well são colocados no final. Veja:
Ex.: Besides a newspaper, Fred also bought some magazines.
I want an ice cream cone too!

Paula is fluent in French and she speaks German as well.

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

AULA DE SPEAKING e READING

Esta semana, as turmas do 1o ano além de estudarem o uso das QUESTION WORDS tiveram ainda aula de SPEAKING como forma de aplicar alguns pronomes interrogativos. A peça teatral foi numa feira. Em dupla, vendedor e comprador puderam interagir com frases do tipo: "What do you want?", "Anything else?", "How much is it?" etc....

Já o alunado do 2o ano do Ensino Médio Inovador, estudaram os ADVERBS de frequency, manner, place, negation, affirmation etc.., e aula de READING em que depois de treinarem o texto em tela solicitando ajuda de alguém na rua (usando datashow para melhor visualização de todos), um ou outro foi convidado a ler para todos desafiando outro colega para fazer a voz do outro personagem. Em seguida, colocaram em prática na aula de SPEAKING algumas frases para serem usadas no dia a dia como : "I don`t think so!", "is there any public restroom...?"...


Quem pertence ao 3o ano, teve aula prática de uso dos artigo THE (Special cases). Além de fazer análise textual sobre duas obras do escritor Jorge Amado "Gabriela, clove and cinnamon" e "Captains of sand".O foco agora é no enem.

domingo, 21 de setembro de 2014

ADVERBS - 2o ano

Os advérbios estão ligados aos adjetivos. Por exemplo:
quick = rápido
quicly = rapidamente
Note que o acréscimo das letras ly transformou o adjetivo em advérbio. Observe mais exemplos:
serious = sério
seriously = seriamente
fluent = fluente
fluently = fluentemente
happy = feliz
happily = felizmente
nervous = nervoso
nervously = nervosamente
Mas nem todas as palavras terminadas com ly são advérbios. Há alguns adjetivos que terminam com lytambém, veja:
friendly = amigável
lonely = sozinho
lovely = amável
lively = vivo
silly = tolo
elderly = idoso
Como saber, então, quando usar adjetivo ou advérbio?
  • Adjetivos que se referem ao substantivo:
Beth is a careful driver. (Beth é uma motorista cuidadosa.)
  • Advérbios que se referem ao verbo:
Beth drove carefully. (Beth dirigiu cuidadosamente.)

Agora, compare este outro exemplo:
adjetivo + substantivo
  • He speaks perfect Portuguese. (Ele fala Português perfeito.)
verbo + objeto + advérbio
  • He speaks Portuguese perfectly. (Ele fala Português perfeitamente.)
Note que o adjetivo e o verbo precisam de atenção nesses casos para que não haja confusão!
Os advérbios de tempo (today, yesterday, etc.) e os de lugar (here, there) são escritos geralmente no final das frases. Exemplos:
She was studying yesterday. (Ela estava estudando ontem.)
I live there. (Eu moro .)
Já os advérbios de frequência (always, often, never, sometimes, already, etc.) são escritos antes do verbo principal, mas sempre após o verbo auxiliar. Exemplos:
He is sometimes smiling. (Ele está algumas vezes sorrindo.)
They don´t usually sleep early. (Eles(as) normalmente não dormem cedo.)
Quando há vários advérbios numa mesma frase, geralmente são escritos no final dela, mas obedecem uma ordem: modo – lugar – tempo. Exemplos:
She walked slowly to school last week. (Ela andou vagarosamente para a escola na semana passada.)
Mas se houver vários advérbios de tempo ou de lugar na frase, a unidade menor vem primeiro:
I live in a small village in Arizona. (Eu moro numa pequena vila no Arizona.)

Adriana Petriccione Brasilescola
Related Posts with Thumbnails