terça-feira, 6 de abril de 2010

FONÉTICA - EXERCÍCIOS PARA O 1Oo A, B e C DO ENS. MÉDIO INOVADOR

Fonética - Exercícios

Atenção pessoal, exercício sobre o último conteúdo (foto: flagrante do 1o C)

01. Os vocabulários passarinho e querida possuem:

a) 6 e 8 fonemas respectivamente; b)10 e 7 fonemas respectivamente;

c) 9 e 6 fonemas respectivamente; d) 8 e 6 fonemas respectivamente;

e) 7 e 6 fonemas respectivamente.

02. Quantos fonemas existem na palavra paralelepípedo:

a) 7 b) 12 c) 11 d) 14 e) 15

03. Qual a palavra que teríamos, se trocássemos a consoante grifada de pata pela sua homorgânica, teremos:

a) bata b) lata c) mata d) cata e) nata

04. Trocando-se a consoante linguodental da palavra nata pela sua homorgânica, teremos:

a) lata b) tata c) nada d) pata e) data

05. Assinale a alternativa em que a palavra contenha ditongo oral crescente:

a) equestre b) guerreiro c) quando d) poucos e) ninguém

06. Os vocábulos pequenino e drama apresentam, respectivamente:

a) 4 e 2 fonemas b) 9 e 5 fonemas c) 8 e 5 fonemas

d) 7 e 7 fonemas e) 8 e 4 fonemas

07. O “I” não é semivogal em:

a) Papai b) Azuis c) Médio d) Rainha e) Herói

08. Assinale a alternativa que apresenta apenas hiatos:

a) muito, faísca, balaústre. b) guerreiro, gratuito, intuito.

c) fluido, fortuito, Piauí. d) tua, lua, nua.

e) n.d.a.

09. Em qual dos itens abaixo todas as palavras apresentam ditongo crescente:

a) Lei, Foice, Roubo b) Muito, Alemão, Viu c) Linguiça, História, Área

d) Herói, Jeito, Quilo e) Equestre, Tênue, Ribeirão

domingo, 28 de março de 2010

TRABALHANDO COM AS ORAÇÕES



Na última semana, a turma do 3º A colocou em prática o aprendizado da primeira unidade. Depois de estudar as orações coordenadas assindética e sindéticas, aprendeu como identificar num texto as subordinadas substantivas nas mais variadas formas. Da subjetiva à apositiva, o grupo foi convidado a formar equipes de quatro ou cinco componentes e trazer à aula seguinte uma música brasileira que envolvesse a parte gramatical. A finalidade: unir habilidade artística, fixação da aprendizagem e avaliação geral já que o restante da sala deveria ao final da canção ouvir trecho e classificar aqueles conteúdos.


O grupo de Rosane, Cristóvão, Nayara, Rayne, Bárbara e Luana trouxe JEITO DE MATO de Paula Fernandes e Almir Sater. Fábio, Caçulo, ruben, Rosalvo, Dione, Deverton e João antônio cantaram AS CANÇÕES QUE EU FIZ de Jammil. Maria do Carmo, Karine, Deidson, Jéssica e José Cosme cantaram SOZINHO e Caetano Veloso. Débora, Bruna, Lucas exemplificou com a ajuda de Deidson DEVORA-ME de Adriana Calcanhoto. Bárbara, Pâmila, Luana, Nicole e Sandro cantaram PENSANDO EM VOCÊ de Cláudia Leite. Juliana, Luciana, Anamisia apresentaram o SEGUNDO SOL de Cassa Eller. Baruc, Anne, Monalisa, Greice, Kelly e Jamilton afinaram com GOSTAVA TANTO DE VOCÊ e Tim Maia e Jéssica, Thamires e Débora finalizaram com AMEM SEM VOCÊ de bochecha. Depois das apresentações foram recolhidas as propagandas. Cada um ficou incumbido de terminar o trabalho já iniciado na aula anterior criando uma peça publicitária de qualquer produto sob a ótica das coordenadas e subordinadas. A maioria fez um trabalho muito bem executado e com criatividade invejável.

Nesta semana de 1 e 2 de abril não teremos aula devido à celebração da Semana Santa. Fiquem ligados no próximo fim de semana quando postarei o planejado para semana de 8 e 9 de abril.

sábado, 20 de março de 2010

ANALISANDO VEJA PARA IDENTIFICAR AS COORDENADAS




O que vem por ai nos dias 25 e 26/3 para o 3º A:

25/3: Introdução ao estudo das Orações subordinadas substantivas: subjetiva, objetiva direta, apositiva...

Correção do exercício via rede. Análise das propagandas envolvendo as orações coordenadas. O aluno será convidado a identificar o uso daquelas orações ou a não existência delas como o uso do pronome relativo QUE. (Observe as capas da revista VEJA e justifique o conteúdo da I unidade).


26/3: Apresentação das redações com foco nos acertos e erros.

Exercícios complementares sobre o conteúdo da quinta-feira e apresentação dos grupos. Cada um trará uma música brasileira para que o restante da turma revele a presença das orações coordenadas assindética e sindética ou ainda as orações subordinadas substantivas.

EXERCÍCIO DE LÍNGUA E LINGUAGEM


VEJA O QUE VEM POR AÍ NESTA SEMANA de 22 a 25/3.


Ao alunado das turmas de 1º A, B e C: abaixo questões sobre língua e linguagem. As questões de números 1 e 2 referem-se ao texto apresentado abaixo.

Mas, com o transcorrer do tempo, fizeram novas amizades,aclimataram-se melhor no Aracaju.Albertina, sobretudo, vivia na mais estreita camaradagem com toda a vizinhança, que achava sempre muita graça nos seus ditos e galhofas. Porém suas companheiras inseparáveis, confidentes e amigas de verdade, eram duas operárias da Têxtil, que moravam bem em frente à sua morada. Maria do Carmo e Benedita eram seus nomes. Irmãs gêmeas, de feições bem semelhantes, altas, morenonas. O pai, um velho salineiro quase cego, já não podia mais exercer a profissão. Mas cozinhava e lavava, fazia todos os serviços da casa, enquanto as filhas estavam no trabalho.

Benedita era noiva há muitos anos de um certo Manuel Alves, que trabalhara longo tempo nas salinas com seu pai. A outra, que todos chamavam apenas de Do Carmo, estivera quase a se casar com um saveirista, que afinal terminou por enganá-la. Tomou-se, então de grande desprezo pelos homens. Às vezes fingia interessar-se por algum. Mas já o fazia com o propósito de logo após repeli-lo e escorraçá-lo.

– Que beleza! – costumava repetir para Albertina.

– A gente se vinga desses trastes é assim. Um pouco de corda no começo; e quando o lorpa já está todo babado – catrapus! – porta na cara! Albertina ria-se a perder, de toda a vez que um caso desses sucedia. E concordava sempre com a amiga que "homem é mesmo pra ser tratado ali no duro!".

Instruções para responder às questões de números 1 e 2.

Com base no texto, assinale como VERDADEIRAS as frases que fazem uma afirmação correta e como FALSAS aquelas em que isso não ocorre.

1.

0 0 - As falas de Do Carmo e de Albertina apresentam formas da linguagem popular como as expressões todo babado, porta na cara, ali no duro.

1 1 - A função da linguagem é predominantemente conativa, pois uma das amigas tenta convencer a outra, pelo diálogo.

2 2 - O acento obrigatório em operárias assinala a presença de um ditongo oral crescente num vocábulo paroxítono.

3 3 - No vocábulo trabalho estão presentes dois encontros consonantais.

4 4 - Transcorrer e vizinhança são palavras derivadas: a primeira, por prefixação; a segunda, por sufixação.

2.

0 0 - Observa-se no texto uma harmonia entre a forma – ou o conjunto de significantes – e o conteúdo – os significados –, que transmite a mensagem do autor.

1 1 - Albertina sempre dizia à amiga que sua atitude a respeito dos homens estava correta. O emprego ou não do sinal da crase na frase acima está de acordo com a norma culta da língua.

2 2 - A frase "homem é mesmo pra ser tratado ali no duro!" é o argumento utilizado por Albertina para apoiar a tese de Do Carmo em relação aos homens.

3 3 - A previzão de melhores dias animava as duas moças, cuja amizade se firmava sencivelmente.A grafia das palavras grifadas na frase acima está correta.

4 4 - A separação das sílabas da palavra companheiras está feita corretamente em com-pan-hei-ras.


DIA 23/3


1o A: como substitui outra professora, a gente anda atrasado em relação às turmas B e C. Leiam OS ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO: função referencial, emotiva, conativa.. das págs.84 a 87. Discutiremos a respeito.


1o B e C:Leiam "A relação entre a oralidade e a escrita" pág. 89

A convenção ortográfica. (até a pág.91)


DIA 24/3:


1o A:LITERATURA - historiografia literária REDAÇÃO: debate Família x Escola

1o B e C: LITERATURA - os gêneros literários - REDAÇÃO: introdução ao tema da prova: NEPOTISMO NA POLÍTICA

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