Dando continuidade ao curso de formação
promovido pelo Ministério da Educação - MEC, neste sábado pela manhã (29) eu e
os colegas professores participamos de mais um encontro no laboratório da
Informática do CEPJO. Foram discutidos o uso indiscriminado do celular em sala
de aula bem como uma ferramenta necessária apra aproximar o alunado dos
conteúdos programáticos; a sugestão de elaborar uma carta aberta aos estudantes
sobre os anseios dos professores frente ao futuro profissional de cada educando
e, finalmente, a conclusão do módulo II que trata justamente sobre JUVENTUDE -
O jovem como sujeito do Ensino Médio.
Por fim, partimos para aula prática sobre o uso dos prezi bem como a
personalização de um ou outro voltado para cada área do conhecimento. A
reclamação constante do grupo é de que não haverá produtividade com a ausência
de sinal de internet para conclusão dos trabalhos a cada encontro. Falando
nisso, o próximo está marcado para o dia 13 de setembro quando discutiremos o
CURRÍCULO - focado nos quatro pilares: Trabalho, cultura, Ciência e Tecnologia.
O passado simples (past simpleousimple past) é o tempo equivalente ao pretérito perfeito do
indicativo, indicando uma ação já concluída.
A maioria dos verbos em inglês é dividida entre verbos regulares(regular
verbs) e verbos irregulares(irregular verbs). Os irregulares são os verbos
que não são conjugados da mesma maneira que os regulares e para os quais não
existe uma regra geral; para cada verbo irregular há uma regra.
Os verbos regulares recebem o acréscimo
de -ed ao infinitivo para
formar o passado simples (simple
past) e o particípio passado (past participle). Em alguns verbos, é necessário seguir algumas
regras antes de acrescentar o sufixo -ed,
de acordo com a terminação do verbo (infinitivo):
Verbos
terminados em E:
acrescente apenas -d.
Exemplo: to free → freed
vogal + y: acrescente -ed.
Exemplo: to play → played
consoante + y: elimine o Y e
acrescente -ied.
Exemplo: to dry → dried
consoante +
vogal tônica + consoante: repita a consoante final e acrescente -ed.
Exemplo: to plan → planned
Nos demais verbos, permanece a regra de
simplesmente acrescentar o sufixo -ed.
FORMA NEGATIVA:
Exemplos:
I did not stop here yesterday.
Eu não parei aqui
ontem.
This table was not here yesterday.
Esta mesa não estava aqui
ontem.
FORMA INTERROGATIVA:
Exemplos:
Did I stop here yesterday?
Eu parei aqui ontem?
Was he a painter five years ago?
Ele era pintor
cinco anos atrás?
What did she buy at the mall?
O que ela comprou no
shopping?fonte: wikbooks
Verbos irregulares são aqueles que não
obedecem às regras normais de conjugação, ou seja, à adição de -ed ao final para a conjugação dos tempos
passado e particípio.
Exemplos
Um exemplo de verbo regular é o verbo to talk. Tanto no particípio quanto no passado,
a conjugação do verbo é talked (talk + ed). Já
como exemplo de verbo irregular, temos o verbo to begin. Conjugado no passado, o verbo assume a forma began; no particípio, begun.
Exceções
Vale ressaltar que alguns dos verbos
irregulares têm também formas regulares. Essa diferença acontece pelas
diferenças de conjugação no inglês britânico e estadunidense. Os verbos em que
isso ocorrer estarão marcados, na tabela abaixo, por asteriscos.fonte:inglesnaweb
1. Put the correct form:
Last year I (go) to England on holiday.
It (be) fantastic.
I (visit) lots of interesting places. I (be) with two friends of mine .
In the mornings we (walk) in the streets of London.
In the evenings we (go) to pubs.
The weather (be) strangely fine.
It (not / rain) a lot.
But we (see) some beautiful rainbows.
Where (spend / you) your last holiday?font:myenglishpage
2.Complete the sentences
Exemplo:
I didn´t watch TV last night.
1. On Saturday I ____________ (play) computer games with my cousins.
2. My mum ____________ (not cook) dinner last night.
3. I ____________ (walk) to school because there weren´t any buses.
4. They ____________ (not dance) at the party.
5. My brother ____________ (travel) to Ireland last summer.
Enquanto novembro não chega para abertura dos jogos internos 2014 do Colégio Estadual
Prof. João de Oliveira, o departamento de Educação Física da unidade juntamente
com os professores têm trabalhado neste início de semestre o tema deste ano: o
MEDO. Uma das ações promovida pelo professora que encabeça o projeto, Iranildes
Ninim, é a realização de um ciclo de palestras em torno da temática.
Durante
esta sexta-feira (15), o médico Marcos Souza e a psicóloga Bianca foram os
convidados para compartilhar o conhecimento entre os turnos. Quem não pode
comparecer à sessão matinal, teve a oportunidade de conferir à tarde e à noite.
Com o voltado para "As faces do medo", toda a comunidade estudantil
pode ainda compreender mais sobre o que é a patologia e seus transtornos
mentais; debater sobre o assunto, assistir às apresentações de músicas
(incluíndo os músicos do projeto "Cordas e sons" do professor de
Artes Josafá) bem como ouvir a declamação de poesias e analisar os trabalhos
feitos por professores até o mês de agosto.fonte:cnnpv
A promessa é de que o desfile deste ano desconstrua um pouco o medo existente dentre de nós.
Puxando o gancho para nossa disciplina, trabalhamos com todas as turmas do Ensino Médio Inovador o filma THE CONJURING - A Invocação do mal" para debate a tríade Psycology x Science x Religion. O PREZIsobre a discussão com foco local você pode conferir na aba direita do nosso blog ou clicando aqui mesmo.
É a
estrutura do advérbio utilizada para comparar três ou mais coisas (fatos,
eventos, pessoas, animais etc.). O Superlativo é usado para expressar a idéia
de que algo dentro de um grupo se destaca, isto é, alcança o grau máximo (seja
de qualidade ou característica ruim) no aspecto em que é comparado. Exemplos:
Among
all the boys, Kevin behaves the most politely. (Dentre todos os garotos, Kevin
se comporta mais educadamente.)
He
snores the loudest of all. (Ele ronca mais alto do que todos.)
Note
que, apesar de esta oração estar na estrutura do superlativo de superiodade, o
seu significado apresenta uma má qualidade de uma pessoa entre determinado
grupo.
2.1.
Superlativo de Superioridade
a) Com
advérbios terminados em -ly:
(advérbios
com duas ou mais sílabas)
the most
+ ADVÉRBIO
mais (entre certo grupo)
Exemplos:
Beth
dances the most gracefully. [A Beth (é a que) dança mais graciosamente.]