Turma, aqui está uma atividade para treinar a concordância verbal e nominal.
Pluralize o sujeito e faça o ajuste necessário na forma verbal.
(Concordância verbo/sujeito)
O verbo concorda com o sujeito em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª e 3ª).Exemplo
Ocorreu nos meses de agosto e setembro uma séria crise econômica.
Ocorreram nos meses de agosto e setembro sérias crises econômicas.
1. Nesta cidade acontece muita coisa esquisita.
2. Não creio que lhe interesse tal pormenor.
3. Vai aparecer método mais eficaz do que este.
4. Para que a medida se concretizasse, bastaria mais estímulo por parte do governo federal.
5. Não nos coube o benefício que a lei concedia.
6. Ainda nos resta um instrumento eficiente de combate à inflação.
7. Para a composição da chapa, está faltando apenas um nome.
8. Depois de muita luta, foi o bandido capturado, de forma espetacular, pelos agentes federais.
9. Adotou o jornalista posição francamente favorável à inclusão do craque na equipe.
10. Sempre que existir problema, avise-me.
11. Surgiu, na década passada, novo gênero de música popular.
12. Admito que ainda falte outro elemento no grupo.
13. Pretendo visitá-lo assim que terminar a aula.
14. Vem vindo o funcionário.
15. Julgo que não exista empecilho.
16. Tão logo surja um método mais moderno, pretendo adotá-lo.
17. Ficou o documento bem lá no fundo de minha gaveta.
1. Assinale a frase cuja lacuna pode ser preenchida corretamente por qualquer um dos dois termos entre parênteses:
As meninas e os meninos ficaram ......... . (alarmados / alarmadas)
Os sapatos e as meias ....... devem estar sempre bem limpos. (brancos / brancas)
São descabidas ....... ameaças. (qualquer / quaisquer)
O Brasil ainda não está ....... com o negro. (quite / quites)
Índios pescariam nas águas ....... do rio tranqüilo. (azul-céu / azuis-céus)
2. (UC-BA) Você sabe ....... razão o chefe pediu para ....... fazer o serviço.
a) por que - mim d) porque - eu
b) porque - mim e) por que - eu
c) por quê - mim
3. (FUVEST) Dentre as seguintes frases, assinale aquela que não contém ambigüidade:
a) Peguei o ônibus correndo.
b) Esta palavra pode ter mais de um sentido.
c) O guarda deteve o suspeito em sua casa.
d) O menino viu o incêndio do prédio.
e) Deputado fala da reunião do Canal 2.
4. (ITA) Dada as sentenças:
1. Doeu-lhe fundo a perca do inestimável amigo.
2. Escolhi João para ser meu testemunha.
3. Se você não pode resolver o problema, tão pouco o posso eu.
Deduzimos que:
a) apenas a sentença nº 1 está correta d) todas estão corretas
b) apenas a sentença nº 2 está correta e) n.d.a
c) apenas a sentença nº 3 está correta
5. (MACK) Assinale a alternativa que completa o período: ....... anos que não ....... vejo e só daqui ....... um mês poderei ....... .
a) Fazem - a - a - lhe abraçar d) Faz - lhe - há - abraçá-la
b) Faz - lhe - - te abraçar e) Faz - a - a - abraçá-la
c) Fazem - a - - abraçá-la
6. (SANTA CASA) A carta vinha endereçada para ....... e para .......; ....... é que a abri.
a) mim - tu - por isso d) eu - ti - porisso
b) mim - ti - porisso e) eu - tu - por isso
c) mim - ti - por isso
7. (OSEC) Assinalar a frase gramaticalmente correta:
a) Quando ele vir esse documento, reagirá imediatamente.
b) Quando ele ver esse documento, reagirá imediatamente.
c) Quando ele vir este documento, reagirá imediatamente.
d) Quando ele ver este documento, reagirá imediatamente.
e) Quando ele vir esse documento, reajirá imediatamente.
Mais exercícios
1 – (UFPR) – Observe a concordância verbal:
1 – Algum de vós conseguirei a bolsa de estudo?
2 – Sei que pelo menos um terço dos jogadores estavam dentro do campo naquela hora.
3 – Os Estados Unidos são um país muito rico.
4 – No relógio do Largo da Matriz bateu cinco horas: era o sinal esperado.
a) Somente a frase 1 está errada.
b) Somente a frase 2 está errada.
c) As frases 2 e 3 estão erradas.
d) As frases 1 e 4 estão erradas.
e) As frases 2 e 4 estão erradas.
2 – (UEPG – PR) - Assinale a alternativa incorreta, segundo a norma gramatical:
a) Os Estados Unidos, em 1941, declararam guerra à Alemanha.
b) Aqueles casais parecia viverem felizes.
c) Cancelamos o passeio, haja visto o mau tempo.
d) Mais de um dos candidatos se cumprimentaram.
e) Não tínhamos visto as crianças que faziam oito anos.
3 – (UFCE) – Como a frase “fui eu quem fez o casamento”, também estão corretos os períodos abaixo:
1. Fui eu que fiz o casamento.
2. Foi eu quem fez o casamento.
4. Fui eu que fez o casamento.
8. Foste tu que fizeste o casamento.
16. Foste tu quem fez o casamento.
32. Fostes vós que fez o casamento.
64. Fostes vós quem fez o casamento.
4 – (CESGRANRIO) – Há concordância inadequada em:
a) clima e terras desconhecidas.
b) clima e terra desconhecidos.
c) terras e clima desconhecidas.
d) terras e clima desconhecido.
e) terras e clima desconhecidos.
5 – (UEPG – PR) – Marque a frase absolutamente inaceitável, do ponto de vista da concordância nominal:
a) É necessária paciência.
b) Não é bonito ofendermos aos outros.
c) É bom bebermos cerveja.
d) Não é permitido presença de estranhos.
e) Água de Melissa é ótimo para os nervos.
6 – (CESCEM – SP) – Já ... anos, ... neste local árvores e flores. Hoje, só ... ervas daninhas.
a) fazem/havia/existe
b) fazem/havia/existe
c) fazem/haviam/existem
d) faz/havia/existem
e) faz/havia/existe
7 – (UFPR) – Qual a alternativa em que as formas dos verbos bater, consertar e haver nas frases abaixo, são usadas na concordância correta?
- As aulas começam quando ... oito horas.
- Nessa loja ... relógios de parede.
- Ontem ... ótimos programas na televisão.
a) batem – consertam-se – houve
b) bate – consertam-se – havia
c) bateram – conserta-se – houveram
d) batiam – conserta-se-ão – haverá
e) batem – consertarei – haviam
8 – (PUCCAMP – SP) – Se a altíssimo corresponde alto, a celebérrimo, libérrimo, crudelíssimo, humílimo, paupérrimo, respectivamente, há de corresponder:
a) célebre, líbero, cruel, úmido, pobre.
b) célebre, livre, cru, úmido, pobre.
c) célebre, livre, cruel, humilde, pau.
d) célebre, livre, cruel, humilde, pobre.
e) célebre, livre, cru, humilde, pobre.
1. (IBGE) Assinale a opção que apresenta o emprego correto do pronome, de acordo com a norma culta:
a) O diretor mandou eu entrar na sala.
b) Preciso falar consigo o mais rápido possível.
c) Cumprimentei-lhe assim que cheguei.
d) Ele só sabe elogiar a si mesmo.
e) Após a prova, os candidatos conversaram entre eles.
2. (IBGE) Assinale a opção em que houve erro no emprego do pronome pessoal em relação ao uso culto da língua:
a) Ele entregou um texto para mim corrigir.
b) Para mim, a leitura está fácil.
c) Isto é para eu fazer agora.
d) Não saia sem mim.
e) Entre mim e ele há uma grande diferença.
3. (U-UBERLÂNDIA) Assinale o tratamento dado ao reitor de uma Universidade:
a) Vossa Senhoria
b) Vossa Santidade
c) Vossa Excelência
d) Vossa Magnificência
e) Vossa Paternidade
4. (BB) Colocação incorreta:
a) Preciso que venhas ver-me.
b) Procure não desapontá-lo.
c) O certo é fazê-los sair.
d) Sempre negaram-me tudo.
e) As espécies se atraem.
5. (EPCAR) Imagine o pronome entre parênteses no lugar devido e aponte onde não deve haver próclise:
a) Não entristeças. (te)
b) Deus favoreça. (o)
c) Espero que faças justiça. (se)
d) Meus amigos, apresentem em posição de sentido. (se)
e) Ninguém faça de rogado. (se)
6. (TTN) Assinale a frase em que a colocação do pronome pessoal oblíquo não obedece às normas do português padrão:
a. Essas vitórias pouco importam; alcançaram-nas os que tinham mais dinheiro.
b. Entregaram-me a encomenda ontem, resta agora a vocês oferecerem-na ao chefe.
c. Ele me evitava constantemente!... Ter-lhe-iam falado a meu respeito?
d. Estamos nos sentido desolados: temos prevenido-o várias vezes e ele não nos escuta.
e. O Presidente cumprimentou o Vice dizendo: - Fostes incumbido de difícil missão, mas cumpriste-la com denodo e eficiência.
7. (FTU) A frase em que a colocação do pronome átono está em desacordo com as normas vigentes no português padrão do Brasil é:
a) A ferrovia integrar-se-á nos demais sistemas viários.
b) A ferrovia deveria-se integrar nos demais sistemas viários.
c) A ferrovia não tem se integrado nos demais sistemas viários.
d) A ferrovia estaria integrando-se nos demais sistemas viários.
e) A ferrovia não consegue integrar-se nos demais sistemas viários.
8. (FFCL-SANTO ANDRÉ) Assinale a alternativa correta:
a) A solução agradou-lhe.
b) Eles diriam-se injuriados.
c) Ninguém conhece-me bem.
d) Darei-te o que quiseres.
e) Quem contou-te isso?
9. (CESGRANRIO) Indique a estrutura verbal que contraria a norma culta:
a) Ter-me-ão elogiado.
b) Tinha-se lembrado.
c) Teria-me lembrado.
d) Temo-nos esquecido.
e) Tenho-me alegrado.
10. (MACK) A colocação do pronome oblíquo está incorreta em:
a) Para não aborrecê-lo, tive de sair.
Atenção pessoal, aqui está um atividade para treinamento sobre as orações subordinadas adverbiais. Na última aula, você resolveu uma apostila na qual respondeu a outro exercício e produziu um texto envolvendo as Adverbiais. Boa sorte! Corrigiremos na aula. Abaixo, a fotos dos melhores alunos do 3o A.
1)Escreva no espaço, o tipo de relação existente entre a oração adverbial destacada e a oração principal:
1 – “Mas o chá saiu tão bom, que os parentes vivem me pedindo um pouco.” (Carlos Drummond de Andrade) _____________________________________________________
2 – “(...) resolveu não dormir, porque valia a pena esperar de pé.” (Aluísio Azeredo)
3 – “O povo não gosta de assassinos, embora inveje os valentes.” (Carlos Drummond de Andrade) _________________________________________________________________
4 – “Um amigo pinto trouxe um cavalete e tintas para que os pintores amigos possam pintar.” (Rubem Braga) _____________________________________________________
5 – Se queres a paz, prepara a guerra. __________________________________________
6 – “Quando chegou Domingo, chegou também a preguiça (...).”(Carlos Drummond de Andrade) _________________________________________________________________
7 – “Como ele próprio diz com certa melancolia, levou uma vida medíocre.” (Folha de S. Paulo) ___________________________________________________________________
2)Segue uma lista de conjunções subordinativas. Preencha os espaços vazios com a conjunção que lhe parecer adequada a cada situação. Indique o tipo de relação que a conjunção estabeleceu.
1 - ________ seja simples, o programa TV-Mulher não se arrasta em superficialidades.