A experiência de três décadas de carreira no ensino
de Inglês deu a certeza a
Rosângela Souza, sócia-diretora da Companhia de Idiomas e do ProfCerto, de que
o aluno responde só por metade do sucesso do aprendizado.
“A outra
metade é formada por tudo que é externo a ele: professor, metodologia usada,
ambiente”, explica.
Por isso,
de acordo com ela, é preciso avaliar bem quem você escolhe para ajuda-lo na
empreitada de ser fluente no idioma. Veja alguns indicadores de que é hora de
trocar de professor:
1- Planejamento zero
“Muitos
professores ainda confundem aula com livro”, diz Rosângela. Se o único recurso
que seu professor usa é o livro, e, quando a aula começa, ele faz a clássica
pergunta “onde paramos” pode ser que ele não esteja dedicando tempo à
preparação da aula.
Planejamento
deve levar em conta o material, mas também os alunos, segundo a especialista.“O
ideal é que ele traga também um pouco do universo do aluno para a sala de aula
porque nem sempre o livro faz isso”, diz Rosângela.
2- Sem estímulo para que o aluno fale
O
aprendizado de uma língua envolve 4 habilidades: escrita, leitura, compreensão
oral e fala. “A fala é a habilidade mais desafiadora”, diz Rosângela.
Bons
professores sabem que não devem falar mais do que 20% do tempo da aula. É a
regra geral. Afinal é o momento certo e o ambiente seguro para praticar e ser
corrigido.
3- Nada de cobrança por empenho
Bons
professores checam a evolução de seus estudantes periodicamente e criam
mecanismos de motivação para eles.
“Eu vejo
semelhança na relação entre líder e subordinado”, diz Rosângela. Mau sinal é o
professor não demonstrar a mínima preocupação com seu desempenho.
4 - Ensino da língua... e só
A língua é
parte da cultura. Esta, por sua vez, reúne costumes, expressões não verbais,
culinária, música, etc.
Perdem
pontos os professores que deixam de lado estes outros aspectos, segundo
Rosângela.
5- Ele deixa o aluno falar de qualquer jeito
Quem
domina o idioma tem fluência (naturalidade e ritmo) e precisão (falar
corretamente). Pecar na correção, tanto para mais quanto para menos, atrapalha
a evolução.
O nível de
conhecimento do aluno é que deve nortear o volume de correções que o professor
deve fazer, segundo Rosângela. Quanto mais iniciante, menos correção e
vice-versa, explica.
6 - Atrasos e faltas
Estas são
as principais razões objetivas de descontentamento de alunos, segundo
Rosângela.
“Aqui na
Companhia de Idiomas, temos índice de 1% de insatisfação e atrasos e faltas são
os motivos que mais aparecem quando investigamos o porquê”, diz.
7- Nunca se atualiza
A língua é
viva e, portanto, muda com o passar dos anos. Ignorar este aspecto é
estagnar-se como professor, segundo Rosângela.
Além
disso, bons professores estão sempre em busca de métodos, recursos e
ferramentas novas para estimular seus alunos e acelerar o seu aprendizado, diz
a especialista.fonte:exame
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