O primeiro tema geral escolhido pelos professores do Colégio Estadual prof. João de Oliveira para I unidade de 2010 foi “O papel da família na Escola”. Pensando em utilizar aquela proposta unindo ao conteúdo da unidade, sugeri a cada turma a divisão de dois grupos. Um defenderia a família, o outro; a escola. Ambos deveriam apontar falhas e críticas para que a dupla de advogados pudesse defender a causa. Os demais colegas poderiam se manifestar com a réplica após a argumentação do advogado. Com o intuito de desenvolver a linguagem utilizando a norma culta, foi proposto às turmas do 1º ano o cuidado para com o uso da linguagem coloquial em detrimento da norma padrão. Houve ainda numa outra oportunidade o julgamento de um crime bárbaro a fim de discutir a pena de morte. Nesse caso, a linguagem coloquial era notada pelas testemunhas e pelo réu. Já os advogados deveriam ter o cuidado para não cair no erro de usar gírias etc. Numa outra oportunidade, o alunado foi convidado a produzir um texto acerca do assunto.
Na audiência arrolada nas turmas do 2º ano o uso da língua padrão deveria ser uma constante por parte do colegiado dos advogados; já os pais não precisariam se policiar para cometer algum deslize. Quando ocorria, o próprio aluno corrigia de imediato. O cuidado sugerido à turma seria o de observar o uso do artigo ao lado do substantivo já que muitas palavras consideradas masculinas ou femininas não usam o artigo que o aluno imagina ser o correto (o estratagema, a vítima, a/o capital, o/a cura, o/a cisma, o/a moral etc). O projeto não chegou à conclusão nessas turmas porque houve mudança de horários.
Quanto ao 3º A, a aula prática rendeu um debate bem elucidativo e reflexivo sobre o tema. Pais e professores eram tão conscientes quanto o corpo de advogados. Anterior ao debate, a turma também foi convidada a elaborar uma propaganda na qual deveria constar alguma oração coordenada tal qual visto na 1ª unidade. O público foi alertado para o uso corrente das orações coordenadas e subordinadas no dia a dia sem que percebam o uso da sintaxe.Na próxima aula cada quarteto terá de apresentar uma música a fim de que os demais descubram o uso do trabalho desenvolvido.
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