Uma
preocupação recorrente do professor em sala de aula até
algum tempo atrás era o bate-papo entre os alunos. O mundo moderno trouxe nova
batalha no campo escolar: o uso do celular. Qual professor não se irritou com
um estudante que usava o tal "mobile". Pois bem, não podemos bater de
frente com a garotada nesse quesito e sim encontrar oportunidade para aliar o
uso dessa tecnologia com atividades durante a aula. Claro, isso não ocorrerá o
tempo inteiro. Temos de enfrentar o problema também pondo um freio quando
necessário. Do contrário, perderemos o equilíbrio e o controle em sala e a chance no dinamizar o trabalho na aula.
Pensando
nisso, falo hoje sobre um aplicativo que preocupa e muito não só as operadoras de telefonia que viram sumir milhões na falta de
uso de torpedos (mensagem de texto - SMS) para o aplicativo do momento
WHATSAPP. Como nosso aluno bem chama - o zazap. Eles estão o tempo inteiro
zapeando fofocando, trocando imagem, vídeo e aúdio) sem parar. Muitos pais e
colegas têm reclamado que o aluno deixa de falar diretamente com o amigo para
zapzap no celular. É um vício que precisa ser combatido sempre que necessário: Vez por outra dou conselhos em sala de aula sobre o exagero no uso do Whatsapp.
Há alunos que deixam o aplicativo ligado a noite inteira e se vêm obrigados a
acordar constantemente para saber da última fofoca do momento. Alguns até já
relataram irritabilidade, insônia e uma "ruindade na cabeça".
No
início de 2014, comecei a usar o whatsapp para
justamente me apropriar da tecnologia
tão usada por eles e usá-lo a favor. Sugeri que fosse formado um grupo para
cada turma com as iniciais SNN -STUDENT NEWS NETWORK. Nossa rede serviria para
tirar dúvidas, bater papo e fazer comentários sobre algum assuntos importante
no dia a dia no Brasil e em Poço Verde, porém com a obrigatoriedade de apenas
usar a língua inglesa. É evidente que erros de escrita ocorreram e ocorrerão da mesma forma para quem usa a língua portuguesa. Isso é ode menos. O mais importante é treinar o idioma!
As
turmas do 2o e 3o anos têm feito o dever de casa, mas a
maioria do 1o ano não passava do "Good morning", "hello",
"hi"...ou do uso do Smilefaces (carinhas). Recomendei que cada turma
passasse por um processo de aquisição de linguagem (como iniciar uma conversa,
por exemplo) e só daí faríamos o grupo. A respeito das outras turmas, um ou outro aluno não tinha whatsapp tampouco quis participar do grupo por que tinha dificuldade de
participar das conversas. Afinal, era em inglês.
No entanto, foram percebendo
em sala de aula que nenhum deles era obrigado a saber de tudo. O fato de
traduzir frequentemente num aplicativo como o Google Tradutor já ajudaria na
formação vocabular com o passar do tempo. Foi o que aconteceu! Estamos indo
bem...tanto que o aluno que obtem nota baixa na prova tem um bônus de 0,5
(meio) caso fique comprovado que ele tem
boa frequência no bate-papo. Você pode argumentar: mas aí todo mundo vai
procurar alguma frase para traduzir e dizer que participa assiduamente do
grupo! Ledo engano...a proposta não é forçar a conversa. Ela deve ser natural e
pertinente. Ao final da primeira unidade nenhum dos alunos sabia que teria
ponto extra por ter participado do chat. Agora que estamos adentrando na II
unidade, foi deixado bem claro que não adiante criar conversa para ganhar
bônus, pois ele será validado quando o professor perceber que o interesse deles
no grupo foi de maneira natural.Tem dado certo e logo, logo as demais turmas do
1o ano farão seus respectivos grupos.Tente aplicar na sua sala de aula e conte pra gente!
13 comentários:
Realmente concordo com você professor è muita preocupação mesmo as pessoas estão com vicío nesse tal de zapzap com dizem, deixam de descansar a mente para organizar as idèias mas não fica horas fofocando coisas que nem tem importância, e por isso prejudicam a saúde. Ana clècia 3 ano B.
The initiative to combine the technology classroom activities was a pertinent idea, with yourself quoted in posting the interest for this every day most applications in addition to developing the most common usage of the English language.
sendo utilizado para fins educativos, o whatsApp pode trazer muitos benefícios.
O uso do aplicativo Whatsapp em sala de aula esta sendo proveitoso, os aulos ao mesmo tempo que se comunicam, aprendem um pouco mais sobre o inglês.
Realmente tem gente que exagera , precisamos ter mais limite no whatsapp, eu gostei muito do método utilizado por que de certa forma nos ajuda a aprender mais e ficarmos informados .
Ana Carolina 3°B
The idea was great, I hope that other teachers also endorse the idea. Congratulations Teacher!
I think the initiative to learn English through technology is a great way to keep young people interested. This helps us use whatsapp more enriching way.
Brunna Santos, 3º ano "B"
Muito Bom (:
É uma boa ideia ter criado um grupo no whatsapp assim facilita aos alunos a aprender e interagir com os outros colegas de classe.
Achei legal a iniciativa de fazer grupos das turmas pois assim o alunos tem mais entrosamento com o professor e com os demais colegas.
Foi uma grande iniciativa do professor ter criado esse grupo no WHATSAPP por que por meio das conversas facilita mais a nossa aprendizagem em inglês e nos como alunos devemos ter o momento certo para utilizar.
Using the app is an innovative method and practice for students and teacher interact in English
Addiction my phone number watsup please +55 011 980117270 thanks
Postar um comentário