sábado, 3 de maio de 2014

USO DE APP EM SALA DE AULA: WHATSAPP!

Uma preocupação recorrente do professor em sala de aula até algum tempo atrás era o bate-papo entre os alunos. O mundo moderno trouxe nova batalha no campo escolar: o uso do celular. Qual professor não se irritou com um estudante que usava o tal "mobile". Pois bem, não podemos bater de frente com a garotada nesse quesito e sim encontrar oportunidade para aliar o uso dessa tecnologia com atividades durante a aula. Claro, isso não ocorrerá o tempo inteiro. Temos de enfrentar o problema também pondo um freio quando necessário. Do contrário, perderemos o equilíbrio e o controle em sala e a chance no dinamizar o trabalho na aula.

Pensando nisso, falo hoje sobre um aplicativo que preocupa e muito não só as operadoras de telefonia que viram sumir milhões na falta de uso de torpedos (mensagem de texto - SMS) para o aplicativo do momento WHATSAPP. Como nosso aluno bem chama - o zazap. Eles estão o tempo inteiro zapeando fofocando, trocando imagem, vídeo e aúdio) sem parar. Muitos pais e colegas têm reclamado que o aluno deixa de falar diretamente com o amigo para zapzap no celular. É um vício que precisa ser combatido sempre que necessário: Vez por outra dou conselhos em sala de aula sobre o exagero no uso do Whatsapp. Há alunos que deixam o aplicativo ligado a noite inteira e se vêm obrigados a acordar constantemente para saber da última fofoca do momento. Alguns até já relataram irritabilidade, insônia e uma "ruindade na cabeça".

No início de 2014, comecei a usar o whatsapp para justamente  me apropriar da tecnologia tão usada por eles e usá-lo a favor. Sugeri que fosse formado um grupo para cada turma com as iniciais SNN -STUDENT NEWS NETWORK. Nossa rede serviria para tirar dúvidas, bater papo e fazer comentários sobre algum assuntos importante no dia a dia no Brasil e em Poço Verde, porém com a obrigatoriedade de apenas usar a língua inglesa. É evidente que erros de escrita ocorreram e ocorrerão da mesma forma para quem usa a língua portuguesa. Isso é ode menos. O mais importante é treinar o idioma! 

As turmas do 2o e 3o anos têm feito o dever de casa, mas a maioria do 1o ano não passava do "Good morning", "hello", "hi"...ou do uso do Smilefaces (carinhas). Recomendei que cada turma passasse por um processo de aquisição de linguagem (como iniciar uma conversa, por exemplo) e só daí faríamos o grupo. A respeito das outras turmas, um ou outro aluno não tinha whatsapp tampouco quis participar do grupo por que tinha dificuldade de participar das conversas. Afinal, era em inglês. 

No entanto, foram percebendo em sala de aula que nenhum deles era obrigado a saber de tudo. O fato de traduzir frequentemente num aplicativo como o Google Tradutor já ajudaria na formação vocabular com o passar do tempo. Foi o que aconteceu! Estamos indo bem...tanto que o aluno que obtem nota baixa na prova tem um bônus de 0,5 (meio) caso fique comprovado  que ele tem boa frequência no bate-papo. Você pode argumentar: mas aí todo mundo vai procurar alguma frase para traduzir e dizer que participa assiduamente do grupo! Ledo engano...a proposta não é forçar a conversa. Ela deve ser natural e pertinente. Ao final da primeira unidade nenhum dos alunos sabia que teria ponto extra por ter participado do chat. Agora que estamos adentrando na II unidade, foi deixado bem claro que não adiante criar conversa para ganhar bônus, pois ele será validado quando o professor perceber que o interesse deles no grupo foi de maneira natural.Tem dado certo e logo, logo as demais turmas do 1o ano farão seus respectivos grupos.Tente aplicar na sua sala de aula e conte pra gente!




13 comentários:

Ana clécia Reis de santana disse...

Realmente concordo com você professor è muita preocupação mesmo as pessoas estão com vicío nesse tal de zapzap com dizem, deixam de descansar a mente para organizar as idèias mas não fica horas fofocando coisas que nem tem importância, e por isso prejudicam a saúde. Ana clècia 3 ano B.

Aialla Souza disse...

The initiative to combine the technology classroom activities was a pertinent idea, with yourself quoted in posting the interest for this every day most applications in addition to developing the most common usage of the English language.

Bárbara Rafaela disse...

sendo utilizado para fins educativos, o whatsApp pode trazer muitos benefícios.

Alison Araujo disse...

O uso do aplicativo Whatsapp em sala de aula esta sendo proveitoso, os aulos ao mesmo tempo que se comunicam, aprendem um pouco mais sobre o inglês.

Anônimo disse...

Realmente tem gente que exagera , precisamos ter mais limite no whatsapp, eu gostei muito do método utilizado por que de certa forma nos ajuda a aprender mais e ficarmos informados .
Ana Carolina 3°B

Júlia Lúrian disse...

The idea was great, I hope that other teachers also endorse the idea. Congratulations Teacher!

Brunna Oliveira disse...

I think the initiative to learn English through technology is a great way to keep young people interested. This helps us use whatsapp more enriching way.

Brunna Santos, 3º ano "B"

Douglas disse...

Muito Bom (:

Joana Darck disse...

É uma boa ideia ter criado um grupo no whatsapp assim facilita aos alunos a aprender e interagir com os outros colegas de classe.

Evelyn Santos disse...

Achei legal a iniciativa de fazer grupos das turmas pois assim o alunos tem mais entrosamento com o professor e com os demais colegas.

Jandson Cruz disse...

Foi uma grande iniciativa do professor ter criado esse grupo no WHATSAPP por que por meio das conversas facilita mais a nossa aprendizagem em inglês e nos como alunos devemos ter o momento certo para utilizar.

Rubens disse...

Using the app is an innovative method and practice for students and teacher interact in English

Unknown disse...

Addiction my phone number watsup please +55 011 980117270 thanks

Related Posts with Thumbnails