Nesta sexta-feira, 10, a turma da Oficina de Produção Artística foi levada ao laboratório de Informática do colégio para pesquisar sobre ILUSÃO DE ÓTICA em desenhos. Cada aluno pode conferir o trabalho que mais instigou para, adiante, reproduzir em papel ofício um dos desenhos representados nos sites do gênero. Um ou outro teve dificuldade para desenhar à altura, coisa que VALÉRIA do 1º A tirou de letra, mas nada que impedisse a vontade de deixar registrado seu modelo de ilusão. Como o tempo andou rápido, alguns não conseguiram fazer no tempo determinado e deixaram para entregar na aula seguinte.Confira as fotos e faça o teste observando atentamente algumas imagens.
Há duas maneiras de construir uma oração no futuro na Língua Inglesa. Uma delas é quando nos referimos a um futuro próximo; a outra é quando nos reportamos a um futuro imediato, ou seja, a velha mania do brasileiro de usar uma frase no futuro (eu vou fazer isso, ela vai fazer aquilo etc).O Future tense é o futuro próximo; já o future with Going to é a ação que a gente acabou de determinar que realizará logo logo.
FUTURE TENSE – Usamos os auxiliares WILL ou SHALL. Lembre-se de que na tradução elas não significarão nada. Apenas indicam que o verbo está no futuro. SHALL é usado apenas para I ou We (I and somebody). É comum o uso das expressões TOMORROW, SOON, NEXT..Exemplos:
Iwill-shallvisit my mother next weekend! He willtravel tomorrow (ele viajará amanhã)
Há uma forma contraída para will, ‘ll: I'll do it tomorrow.
Negative forms: WILL NOT = WON’TSHALL NOT= SHAN’T
Numa frase interrogativa basta colocar o WILL – SHALL no início.
FUTURE WITH GOING TO
Como já foi dito, exprime uma ação futura diante de outra já tomada.Para entender melhor veja um exemplo.
- Eu gostaria de fazer uma lasanha, mas o tomate acabou!
- Não se preocupe mãe. Eu vou comprar no supermercado!
Atente para o uso do verbo TO BE ensinado no 1o ano. Os verbos Am – IS – ARE serão usados de acordo com o sujeito da frase.
Ex.: Look at the sky! It is going to rain. I am going to visit the museum. Forma Interrogativa – Am – is – are iniciarão a frase. Na negativa, lembre de usar not após aqueles verbos.
Como desenvolver uma frase usando o Causative have:ou seja como falar frases do tipo: “Mandei lavar, mandar consertar...”
Have + object + past participle – ter de fazer algo
FUNÇÕES E EXEMPLOS
1. Nós usamos o causative Have quando encontramos alguém para fazer algo pela gente.
They repaired their car. – Eles consertaram o carro.
They had their car repaired. – Eles tiveram o carro consertado
I cut my hair yesterday. – Eu cortei meu cabelo ontem
I had my hair cut yesterday. – Cortei meu cabelo ontem
2. A gente também usa causative have quando alguém faz algo para nós.
Bill had his money stolen by a thief. Bill teve seu dinheiro roubado por um ladrão
Lembre-se: é um modo informal dos falantes de língua inglesa.
SO AM I- SO DO I – NEITHER DO I – NEITHER AM I
Como dizer “Eu também!” “Eu também não!” em Inglês:
Ex. Estou doido para ver esse filme! – Eu também!
Eu não gosto de repolho! – Nem eu (eu também não)
Em Inglês existem as formas:
AFIRMATIVA: Além do popular ME TOO (eu também), há expressões como:
I am anxious to see this film! – SO AM I
Paula roots for Flamengo! – SO DO I
Rachel can speak French! – So can I
John missed the train! – So did I
NEGATIVA:
I am not anxious to see this film! – Neither am I
Your brother didn’t pass the exame.– Neither did I
I wouldn’t see anybody! – Neither would I
·Como dizer “Por mais que … - HOWEVER MUCH- NO MATTER HOW
HOWEVER MUCH she insists... ( Por mais que ela insista)
NO MATTER HOW MUCH I learn.. (Por mais que eu aprenda)
ALSO X TOO X AS WELL
Há três maneiras de dizer também. Normalmente Also é usado no meio da frase; já Too e As well são colocados no final. Veja:
Ex.: Besides a newspaper, Fred also bought some magazines.
I want an ice cream cone too!
Paula is fluent in French and she speaks German as well.
Os relative pronouns são aqueles pronomes usados quando queremos identificar alguém ou obter maiores informações sobre alguma coisa. São palavras referidas a termos que já foram mencionados anteriormente na oração.
1. WHO (que): É empregado quando queremos nos referir a um sujeito (pessoas). Ex: The man who lives on your floor wants to talk to you = O homem que mora no seu andar quer falar com você.
2. WHOM(que, quem): Semelhante ao “who”, contudo é utilizado para se referir ao objeto direto (pessoas) ou como complemento de uma preposição. Ex: The policeman whom Robert saw yesterday is my uncle = O policial que Robert viu ontem é meu tio.
3. WHICH(que): Se refere tanto ao sujeito quanto ao objeto, porém só é utilizado quando essas palavras se referirem a animais ou coisas, nunca a pessoas, como nas duas formas anteriores. Ex: Where is the book which I left here? = Onde está o livro que eu deixei aqui?
4. WHOSE (cujo): Pode se referir a tudo: pessoas, animais ou coisas, porém seu detalhe é que essa forma pronominal indica posse. Ex: Do you know the boy whose father is dead? = Você conhece o garoto cujo pai está morto?
5. WHERE (onde): Refere-se a um lugar físico. Ex: That is the school in where I studied in 1998. = Aquela é a escola onde eu estudei em 1998.fonte:brasilescola