domingo, 27 de julho de 2014

PREPOSITIONS - 1o ano

 
Prepositions - Preposições 

IN: indica que algo está DENTRO de alguma coisa 

Exemplo: There is some water in the bottle. (Há alguma água dentro da garrafa) 

AT: indica o LOCAL EXATO no qual uma coisa está. 

Exemplo: There is somebody at the door. Shall I go and see who it is? (Há alguém na porta. Eu deveria ir e ver quem é?)

ON: indica que algo está na SUPERFÍCIE de alguma coisa. 

Exemplo: There is a label on the bottle. (Há um rótulo na garrafa). 

BEHIND: indica que algo está ATRÁS de alguma coisa. 

Exemplo: There is a gas station behind the hotel. (Há um posto de gasolina atrás do hotel). 

UNDER: indica que algo está DEBAIXO de alguma coisa. 

Exemplo: The wallet is under the newspaper. (A carteira está debaixo do jornal). 

NEXT TO: indica que algo está PRÓXIMO, AO LADO de alguma coisa. 

Exemplo: The comb is next to the hairbrush. (O pente está ao lado da escova de cabelo). 

IN FRONT OF: indica que algo está NA FRENTE de alguma coisa. 

Exemplo: The briefcase is in front of the television. (A maleta está na frente da televisão). 

NEAR: Indica que algo está PERTO de alguma coisa. 

Exemplo: The umbrella is near the keys. (O guarda-chuva está perto das chaves). 

BETWEEN: indica que algo está ENTRE duas coisas. 

Exemplos: The restaurant is between a drugstore and a bookstore. (O restaurante está entre a farmácia e a livraria). 

Observação: AMONG indica que algo está entre mais de duas coisas. 
TO: dizemos: go/ come/ travel (etc) TO + um lugar ou evento 

Ex: 
go TO America (ir à América) 

INTO: indica que alguém foi PARA DENTRO de algum lugar. 

Exemplo: A bird flew into the kitchen through the window. (Um pássaro voou para dentro da cozinha através da janela). 

FROM: geralmente significa DE. 


Ex: From London (de Londres). Fonte:colegiodaweb

COMO USAR MAKE X DO - 3o ano

 Muitos estudantes da Língua Inglesa têm comumente dificuldade de usar corretamente os verbos MAKE & DO, pois os nativos afirmam o uso de tal maneira, porém na prática muitas vezes não combina com a situação na língua portuguesa. MAKE se reporta ao fazer físico; já DO ao fazer mental. Contudo, nem sempre o que acreditamos ser físico, para eles de fato o é. Logo, deve-se atentar para as expressões do tipo e memorizá-las.


Attention: os verbos podem alterar sua forma no passado: made/did.

TO MAKE: usa-se esse verbo toda vez que se pretende dizer que alguém construiucriou ou preparou alguma coisa.
Jane is making a chocolate cake.
MAKE LOVE= fazer amor
MAKE A MISTAKE = cometer um erro
MAKE NOISE= fazer barulho

TO DO: usa-se esse verbo toda vez que se pretende dizer que alguém está envolvido em alguma atividade, ou ainda quando essa pessoa está executando tal atividade.
Students are doing their homework.
I and Meg are doing some Math exercises.
Bruna does gym.

Expressions:

MAKE A PROMISE (to) - fazer uma promessa, prometer
Paul made a promise to Susan to never stop loving her. 

MAKE SOMEONE NERVOUS - deixar alguém nervoso
My brother makes me nervous all the times that he enters in my room without knocking on the door.

MAKE A FACE (at) - fazer careta
The kids always make faces at their parents. 

MAKE A CALLl (to) - telefonar, dar um telefonema, fazer uma ligação.
I need to make a phone call. Could you lend me your cell phone? 

DO THE DISHES - lavar a louça
John and Bob usually do the dishes at their home.

DO A FAVOR (for) - fazer um favor para alguém
Could you do me a favor?

DO GYM - fazer ginástica
DO THE BED= fazer a cama

DO AN EXPERIMENT - fazer uma experiência

sábado, 19 de julho de 2014

APP EM SALA DE AULA: POR DENTRO DAS CÉLULAS (INSIDE THE CELLS)

A III unidade inicia com nova proposta de trabalho: uma viagem pelas CELLS (células) integrando o estudo da língua Inglesa à Biologia e Artes (neste caso,o alunado terá de produzir inúmeros desenhos para ilustrar o conteúdo estudado). Para fomentar o processo,  utilizaremos os apps DISCOVERY KIDS CELLS (US$ 3,99), HDMEDICAL e Hudson AlphaCELLS (gratuitos) - todos na Apple Store e SCIENCE MICROCOSMOS (US$ 2,99). 

Esta semana, cada turma do Ensino Médio Inovador adentrou no conteúdo a partir do básico; como funciona a célula por dentro;  os componentes (NUCLEOUS, RETICULUM, CITOPLASM etc...) bem como os ingredientes: FAT, WATER, ACIDS, ENERGY e PROTEINS que fazem parte do funcionamento do objeto de estudo.

Para enraizar todo o funcionamento de um célula por dentro, serão apresentados vídeos do You Tube. No entanto, cada série focará um tema gerador:

1o ano - STEM CELLS (células-tronco- que possuem a melhor capacidade de se dividir dando origem a duas células semelhantes às progenitoras - > como elas se desenvolvem; quais suas funções e por que são tão importantes para o ser humano. Unindo à temática contéudos gramaticais como SIMPLE PRESENT (Verbs) e PREPOSITIONS OF PLACE farão a ponte indicando a localização bem como a função delas no corpo humano.

2o ano - SKIN CELLS (células epiteliais) e HOW DOES WORK THE PROCESS OF CICATRIZATION (como funciona o processo de cicatrização) - > para incrementar o estudo gramatical: INDEFINITE PRONOUNS e COMPARATIVE DEGREE (para fazer comparativos com cada processo).

3o ano (BACTERIA & VIRUS) - o foco do terceirão será investigar o papel das bactérias e a ação dos vírus no corpo humano. A origem da vida a partir da ação das bactérias e o que a medicina tem feito para combater viroses pelo mundo. Para ajudar a conhecer o processo, serão estudados os conteúdos MAKE X DO e  GERUND AND INFINITE.Vídeos também alimentarão a fome por mais informação. Um dos vídeos você pode conferir clicando nele agora.

A terceira unidade ainda promete o estudo do FEAR (medo) como parte da discussão envolvendo RELIGION X SCIENCE X PSYCOLOGY  para integrar à temática dos Jogos Internos de 2014 promovido pela disciplina de Educação Física.



domingo, 13 de julho de 2014

PROFESSORES EMPENHADOS EM NOVO CURSO DE FORMAÇÃO PARA O CEPJO

Neste sábado à tarde (12), um grupo de professores do Colégio Estadual "Prof. João de Oliveira" participou do curso de formação promovido pelo MEC para capacitar professores do Ensino Médio Inovador. O encontro ocorreu no laboratório de Informática da unidade. Capitaneando a turma, este que subscreve participou de treinamento na UFS durante 6 dias em tempo integral em junho e julho para dar conta de seis módulos que serão repassados aos colegas professores do CEPJO por meio de debates, exposição de conteúdos etc...que promovam o melhor para a instituição; os assuntos variam desde o estudo histórico do EM; ao tema "Jovem como sujeito"; o "Currículo", a "Gestão democrática" e a "Avaliação" além é claro de discutir os problemas da própria escola.

Diferentemente do que aprendi com outros colegas das DRE em todo o Estado na capital sergipana, por aqui orientarei e indicarei propostas outras aos professores para usarem em sala de aula como uso de apps em tablet; o ensino de uma nova ferramenta tecnológica - PREZI (para incrementar a aula no dia a dia) e ainda revelar como outras plataformas de ensino podem ajudar no ensino de exatas.


Todos aqueles módulos deverão encerrar em outubro quando novos módulos fecharão o segundo ciclo de novas propsotas para melhorar o ensino bem como diagnosticar prováveis desafios a serem vencidos.Durante as aulas foram utilizados vários prezis.
Related Posts with Thumbnails