sábado, 28 de fevereiro de 2015

FAZENDO UM PACTO

Na última quarta-feira (25), participamos do II SEMINÁRIO DO PACTO PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO realizado pela SEED em parceria com a UFS no teatro Tobias Barreto, em Aracaju. Cerca de 1.200 professores estavam lá reunidos. Entre eles: este que subscreve, os professores Iranilde (Educação Física), Pedro Amaral (Língua Portuguesa), o coordenador Vilmário e a diretora Ina Valéria do Colégio Estadual Prof. João de Oliveira. Eram cursistas, orientadores, supervisores e formadores regionais empenhados em discutir a nova etapa do pacto e reavaliar a anterior iniciada em junho último.

Na oportunidade, o secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, destacou de imediato o quão o nosso estado está numa situação ruim se comparado a outros estados. Somos o pior quando analisado o nível do ensino médio das escolas públicas em todo o país. E mais: as escolas privadas também constam nesse ranking dos piores do Brasil.

Já a chefe do Serviço de Ensino Médio da Seed, Ana Lúcia Muricy, destacou a importância dos palestrantes convidados para este primeiro  momento do encontro. Tanto que dois dos autores dos cadernos do pacto foram os palestrantes do dia: os doutores/ professores Mônica Ribeiro, que falou sobre o tema "O Ensino Médio e a Formação de Professores"e Ruberval Maciel (UEMS) sobre Linguagens e suas tecnologias.

 O encontro foi proveitoso, mas poderia ter sido melhor se ao invés de ouvirmos técnicos da SEED falarem como funcionou o pacto, fossem relatados propostas de trabalho em cada DRE como referência e estímulo para os demais. Fica para a próxima!


domingo, 15 de fevereiro de 2015

COMO DIZER "EU TAMBÉM!"; "EU TAMBÉM NÃO!"

Passamos um bom tempo sem dar dicas de como expressar melhor certas situações do dia a dia, não foi? Hoje, vamos ensinar você a repetir uma afirmativa ou negativa quando concordamos com a opinião de alguém. Vejamos alguns exemplos:

Estou ansioso para ver assistir ao filme! - Eu também! (diz um amigo)
Não sei falar Inglês! - Eu também não!
Euller não gostaria de viajar sozinho! - Eu também não!

Na Língua Inglesa existem duas regras bem básicas: numa afirmativa (eu também!), além do popular me too!, usamos uma construção com so seguido de um auxiliar (to be, to do, to have ou um modal verb) no tempo verbal expressado na declaração inicial.

Veja:
I`m anxious to see that film! - So am I! (eu também)
Luan roots for Vasco do Gama - So do I!
Alana can speak French. - So can I!
John missed class yesterday! - So did I!
Fiona should be more polite! - So should I!
I have seen some good films! - So have I!


Para formar uma declaração negativa (eu também não!), usamos neither seguido de um auxiliar (to be, to have, to do ou um verbo modal) no tempo verbal expressado na declaração inicial.

I don`t like apples! - Neither do I! (eu também não!)
We didn`t enjoy the show! - Neither did I!
Bruce can`t spaek Japanese! - Neither can I!
I wouldn`t buy that old bycicle! - Neither would I!

Your cousin didn`t pass the test! - Neither did I!

domingo, 1 de fevereiro de 2015

COMO SE DIZ "MANDAR LAVAR", "MANDAR CONSERTAR", "MANDAR ARRUMAR" ..EM INGLÊS

Olá, o post de hoje vai ensinar a você a falar corretamente algumas expressões do dia a dia. Antes de mais nada, não use o verbo TO SEND (mandar no sentido de enviar, remeter); tampouco o verbo TO ORDER (mandar, ordenar, encomendar). Neste caso em específico devemos usar a construção verbal HAVE...particípio ou GET...particípio com HAVE e GET no devido tempo verbal, ou seja de acordo com tempo na frase. Como assim?

I HAD (GOT) MY HOUSE PAINTED YESTERDAY.  Observe que o verbo está conjugado no passado
Mandei pintar a minha casa ontem.

CAROL HAD (GOT) HER FERRARI  WASHED.
Carol mandou lavar sua Ferrari.

HE WILL HAVE (GET) A NEW SHIRT MADE.   (aqui a frase está no futuro _will_ por isso que o verbo principal está no presente)
Ele mandará fazer uma camisa nova.

ARE YOU GOING TO HAVE (GOT) YOUR TVSET REPAIRED?
Você vai mandar consertar sua televisão?

STEVE JOBS DIDN`T HAVE A BOAT BUILT.
Steve Job não mandou construir um barco.

  • Quando nos referimos a quem manda fazer algo, é recomendável usar TELL...infinitivo com TO.
I`LL TELL THE COOK TO FRY SOME MORE STEAKS.
Eu mandarei a cozinheira fritar mais alguns bifes.

Ou podemos usar

I`LL HAVE THE COOK FRY SOME MORE STEAKS.


domingo, 25 de janeiro de 2015

PREZI BRASIL DESTACA NOSSO TRABALHO!




Na última semana, o blog do Prezi Brasil fez uma matéria destacando nosso trabalho. Confira a matéria na íntegra: Veja matéria completa clicando AQUI

QUE SE PREZI: A PRÁTICA DA REUTILIZAÇÃO


Acreditamos que ideias devem ser compartilhadas e hoje falaremos sobre reutilização de conteúdo,  que permite dar um novo sentido, contar novas histórias, traçar novos objetivos e alcançar novos resultados.

Compartilhando suas ideias com o mundo

Assim também acredita Jorge Luiz S.Leal, professor de ensino público, que começou a utilizar o prezi para fazer a diferença e trazer inovação para a sala de aula. “Como consegui isso? "Explorando"  um modelo ou imagem de outros prezis que se encaixasse na minha proposta de trabalho.”, contou.  
Uma das coisas que o motivou a querer aprender mais sobre a nova ferramenta foi o recurso de reutilização e a possibilidade de usar os modelos pré-criados como base para suas primeiras experiências. Fácil, prático e rápido.

Fazendo a diferença em sala de aula

“A ideia era de melhorar o ensino de inglês para os alunos sob uma nova ótica. Quase todo dia eu criava um prezi sobre algum conteúdo.“, conta Jorge.
Além de reutilização de conteúdo, ele conta com os modelos pré-criados do prezi e modifica o tema, além de incluir outros trajetos que, segundo ele, “se encaixam perfeitamente no plano de fundo”.  
E divide conosco os frutos colhidos: “Deu certo. As aulas alavancaram a aprendizagem. A dinâmica de apresentação da informação vai enchendo os olhos do participante, do aluno e do próprio professor.“
É aí que está o segredo. Coincidência ou não, o professor também conheceu o prezi em sala de aula, quando foi estudar nos EUA. 
Jorge ainda nos conta que um de seus projetos para o futuro consistem em disponibilizar conteúdo para outros profissionais da educação, “Tenho focado agora em conteúdo apropriado que possa servir de apoio para professores em todo o país.
Related Posts with Thumbnails